sexta-feira, 2 de novembro de 2012

TREINADOR(A) DE BANCADA: Quando não se sabe mais...

Estava eu a vaguear pelas notícias há uns dias quando vi que o sr. Schuster tinha feito um comentário muito zangado à comunicação social, referente ao último jogo do Barcelona para a Liga dos Campeões. O dito jogo que pôs frente a frente o Celtic e o Barça terminou na derrota da primeira equipa, sendo que o Barça tinha estado a perder.
Ora, ao que parece, o treinador desempregado não gostou da maneira como o Celtic enfrentou o desafio contra ao Barça, com um estilo de jogo defensivo e apostando no contra-ataque, dizendo mesmo que “Não devia haver equipas como Celtic na Liga dos Campeões". Qual não foi o meu espanto quando me deparei com um comentário tão ignorante!

Como treinador(a) de bancada, não podia deixar passar tal ignorância em branco e, sendo assim, resolvi dedicar este artigo de opinião às palavras do sr. Schuster.
 
Antes de mais, tenho a dizer que, como treinador, o referido nunca disse nada ao meu mundo e que isso pode muito bem explicar a minha ignorância inicial no que diz respeito a essa parte da sua carreira. No entanto, a palavra "desempregado" teve em mim um impacto que quase instantaneamente justificou as palavras ditas pelo treinador. E porquê? Exactamente por causa da ignorância do ex-jogador.
Então é o seguinte,sr. Schuster:
A minha primeira pergunta é: sabe por que razão o Celtic se encontra na Liga dos Campeões? Eu vou-lhe dizer: porque foi campeão. E ainda assim teve que passar a 3º eliminatória e o Play-off, imagine-se lá. O Celtic está na Champions porque trabalhou para lá estar, porque suou para acabar o campeonato como campeão e suou para passar a eliminatória e o Play-off de modo a entrar na liga milionária. Foi todo um conjunto de esforço e trabalho e o Celtic deve ter orgulho no que fez e no que conseguiu.

A segunda pergunta centra-se nas suas habilidades e na sua experiência como treinador: o sr. Schuster fazia preparação de jogo tendo em conta os pontos fortes e fracos, tanto da equipa adversária como da sua própria equipa? Na minha mais sincera opinião, eu diria que não, porque só isso justifica as palavras por si referidas. Teoricamente falando, o Celtic seria a equipa mais fácil de bater do grupo, o que daria ao Barça uma vantagem fenomenal e uma oportunidade de ganhar o jogo com a maior das calmas e até por muitos golos, factor que pode chegar a ser decisivo (embora ache improvável). O Celtic, como equipa inteligente e já com alguma experiência - seja ela das eliminatórias ou de competições anteriores -, estudou o Barça com precisão e muita paciência e o resultado ficou à vista: o Celtic marcou e assustou o Barça. Já para não falar da incredulidade com que deixou os adeptos de futebol mais atentos. O Celtic tinha marcado e estava a ganhar àquela que é uma das maiores potências futebolísticas mundiais. Fosse no contra-ataque ou não, o Celtic marcou e segurou bem as pontas até não poder mais. O Barça ainda conseguiu marcar na primeira parte e ganhou mais um pouco de ânimo, mas o Celtic não tremeu e soube dizer "não" ao colosso. Mesmo quando já estavam a perder, os jogadores mantiveram a compostura e mostraram que não são apenas os clubes grandes que merecem palmas e ovações.
Agora pergunto-lhe, sr. treinador: acha mesmo que o Celtic não merece as Champions? Depois da maneira tão inteligente como encarou o jogo contra o Barça, depois de não ter baixado a cabeça frente às adversidades? O Celtic enfrentou o Barça da maneira que melhor sabia e podia e saiu vencedor, quase ganhava um ponto e roubava dois ao actual líder do grupo. Quantos mais se podem gabar de ter feito o mesmo?
Acabo este texto com a esperança de ver menos coisas destas no futebol, apesar de saber que tal é quase impossível. As equipas são todas diferentes e todas têm os seus pontos fortes e fracos; a maneira como lidam com eles é que fazem uma boa equipa e um bom treinador, e a ser assim tenho a certeza que o senhor ainda tem muito que aprender. Se não está disposto a fazê-lo, aconselho mudança de profissão. Não suje a ficha de grande jogador que conseguiu construir.
Para terminar apresento as minhas desculpas a todos os que o admiram o treinador e partilham da mesma opinião, mas pareceu-me uma coisa inaceitável vinda de alguém de renome.

Sem comentários: